INSTITUCIONAL

Posted by EMEF CELSO MONTEIRO FURTADO On 15:27


1. Diretora: Josiane Doía de Araújo Pimentel
2. Adjuntas: Arlete Chacon Santos, Maria Adjanith B. Moura e Maria do Rosário de O. Santos
3. Localização: área urbana
4. Endereço da escola: Maria Carneiro dos Santos, nº 50, João Paulo II
6. Município: João Pessoa
                                                                   7. Estado: Paraíba             

Nível e modalidade de ensino ministrado na escola:

• Educação Infantil – Pré-escolar
• Ensino Fundamental – 1º ao 9º ano
• Educação de Jovens e Adultos


FUNÇÃO SOCIAL

     Escola responsável pela Educação humanística e libertadora, numa perspectiva de formação integral  dos estudantes, condição essencial para o exercício de cidadania.


HISTÓRICO – EMEF ECMF

     A E.M.E.F. Economista Celso Monteiro Furtado foi inaugurada em 27 de abril de 2009, assumindo a comunidade escolar da E.M.E.F. Professora Maria Ruth de Sousa, com atuação específica no Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos _EJA, ampliando a sua atuação para Ensino Fundamental II e complementando os Ciclos da EJA.

   Segundo o Art. 19 da Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) nas instituições de ensino públicas o Governo é responsável pela fixação de cotas no orçamento geral, destinadas aos serviços educacionais, pois é ele que analisa as necessidades a serem atendidas de imediato e estabelece os atributos suficientes para satisfazê-las.

     Nas escolas o ambiente formal é composto pelos recursos humanos, a estrutura física e material. Nesse aspecto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Ruth de Sousa desenvolvia seus projetos pedagógicos mediante uma necessidade real de adequação desse ambiente formal em termos de espaços, recursos materiais e estrutura física, isto é, a necessidade de um edifício escolar que viabilizasse a implantação de um Projeto Pedagógico inovador que extrapolasse a dimensão da sala de aula, ou que equivalesse a qualidade dos demais edifícios escolares do Município de João Pessoa: com quadras, biblioteca, laboratórios, refeitórios, pátio e salas de aula adequadas.  As atividades Pedagógicas eram desenvolvidas com muito afinco e dedicação dos seus profissionais, no entanto, com muitas dificuldades que não serão presenciadas na Escola atual, Economista Celso Monteiro Furtado.
     A transferência para o edifício da E.M.E.F. Economista Celso Monteiro Furtado viabilizou a necessária a mobilização do corpo escolar, visando à construção de uma Proposta Pedagógica inovadora, criativa e crítica coerente com a capacidade instalada.

     Localizada na rua Maria Carneiro dos Santos, nº 50, bairro João Paulo II, João Pessoa, PB, é uma Instituição de Ensino que apresenta um excelente ambiente educacional em termos de espaços, recursos materiais e estrutura física, denominada “Escola Padrão”.


     A sua infra-estrutura comporta 10 salas de aula, um conjunto de dependências onde se instalam a direção, secretaria, almoxarifado, sala de professores, coordenação pedagógica, instalações sanitárias, sala de vídeo, auditório e biblioteca, cozinha, um amplo refeitório e uma importante área esportiva.